martedì 6 luglio 2010

Sai HQ "Cachalote", com textos de Daniel Galera e desenhos de Rafa Coutinho;

POR FELIPE JORDANI
colaboração para a Livraria da Folha
A esperada HQ brasileira "Cachalote" (Companhia das Letras, 2010) finalmente chega ao mercado. Com argumento do escritor Daniel Galera e desenho de Rafael Coutinho, ela é composta por um grande e rico mosaico de personagens.

Formada por uma trama entrecortada por seis histórias, a publicação mostra um ator chinês decadente, um escultor endurecido pela vida, um filhinho de papai perdido em sua vazies existencial, um vendedor com taras por cordas e sua frágil namorada, um escritor divorciado e uma idosa que dá a luz a um bebê.

A obra desvenda pouco a pouco cada um dos personagens e, entre momentos que ultrapassam a realidade e às vezes se misturam com os sonhos, mostra os valores que cada um dá aos acontecimentos da vida.

Em um mercado onde a maioria das publicações ficam reduzidas aos fanzines e à internet, "Cachalote" tem forma e conteúdo comparáveis a qualquer grande publicação dos quadrinhos mundiais.

Os traços detalhistas de Coutinho chamam a atenção. O artista, filho do cartunista Laerte, demostra segurança e personalidade própria. O desenhista também participou de "Bang Bang", projeto de histórias de faroeste escritas por brasileiros e americanos, editada pela Devir, entre 2004 e 2005.

Daniel Galera representa uma das novas gerações de escritores nacionais e é autor de "Cordilheira" (terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2009), "Até o Dia em que o Cão Morreu" e "Mãos de Cavalo".

Nessun commento:

Posta un commento